quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pesquisa realizada pelo Institute for Building Efficiency com 233 entrevistados no Brasil aponta que a atenção para a eficiência energética no Brasil cresceu de 43% em 2012 para 52% em 2013. Os entrevistados acreditam que as maiores barreiras para investir em eficiência energética no Brasil são o conhecimento técnico (16%), os critérios financeiros e o capital disponível (15%), a incerteza de poupança (14%) e consciência (12%). Entretanto, mais de 20% dos entrevistados enxergam que muitas das tecnologias não utilizadas amplamente hoje vão dominar o mercado na próxima década.

O ASHRAE Student Chapter de Brasília (ASC Brasília) é a iniciativa dos alunos da UnB de trazer uma sucursal da ASHRAE (American Society for Heating, Refrigerating, and Air Conditioning Engineers, Inc.) para nossa região. Nós confiamos em nosso potencial para estreitar o relacionamento entre o meio acadêmico e mercado local de instalações prediais eficientes. Além disso, nosso grupo se propõe a contribuir com soluções locais que ajudem as pessoas a reduzir o desconhecimento das técnicas de eficiência energética, e reduzam a incerteza da poupança proporcionada por esse tipo de investimento. Acreditamos que podemos fazer isso difundindo os métodos de análises e o potencial das simulações computacionais das estruturas e tecnologias prediais e dos processos produtivos nas organizações.

Assim, o grupo de estudos da ASC Brasília se propõe a ser mais uma fonte de conhecimento com potencial para elevar a consciência da sociedade local, e acelerar o ritmo das ações relacionadas com nosso comportamento de redução de desperdícios e respeito ao meio-ambiente.

Nossa percepção é que nosso aprendizado pode se tornar um fator multiplicador particularmente crítico, caso seja disseminado nas instituições que definem políticas governamentais e nas instituições financeiras.


0 comentários:

Postar um comentário